instanovo.png
links-youtube.png
Artstation1.png

© Mario Cau, 2015-2025. Todos os direitos reservados.

Os personagens representados nas artes são © e ™ de seus respectivos autores.

Nenhuma parte do site poderá ser reproduzida para ser vendida ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como transferência para qualquer outro site sem autorização expressa do autor.

 

RELEASE:

DANÇANDO NO AR é uma História em Quadrinhos produzida em meados de 2005-2006, quando o autor, Mario Cau, ainda experimentava com as recém-descobertas narrativas poéticas, enquadramentos e diagramações de página e também com seu próprio traço.

 

Esta HQ faz parte da série Pieces, que posteriormente veio ser publicada em forma de revista independente e teve três edições (duas em 2009 e uma em 2010). DANÇANDO NO AR, porém, não foi selecionada para fazer parte da publicação impressa.

 

"A primeira e segunda edições são um resgate das HQs que produzi entre 2004 e 2008, quando comecei a desenvolver o conceito de 'Pieces'. Algumas têm o traço bem defasado mas ainda mantém algo de interessante na narrativa, na proposta", afirma Mario Cau. De acordo com o autor, na hora de fazer a seleção das histprias que iam de fato ser publicadas, considerando traço, relevância e número de páginas, DANÇANDO NO AR ficou de fora.

 

"Hoje revejo esse trabalho e percebo que tinha algumas coisas bem interessantes. Existe um ritmo na narrativa, uma suavidade no movimento, de que gosto muito. Tem, também, diversos probleminhas, que são normais para todo artista que está se aventurando em uma coisa nova". A produção constante, independente da qualidade do resultado, é incentivada por Cau: "o autor de HQs que está começando só tem um jeito de melhorar: produzindo e estudando muito. Sem grandes pretensões, sem grandes projetos: só produzir umas HQs curtas, seja solo ou em parceria, já é um laboratório maravilhoso."

 

Fica evidente, também, a influência de Will Eisner e, mais próximos da minha geração, Fábio Moon e Gabriel Bá, com a série '10 Pãezinhos", de acordo com Cau. "Essa coisa de usar um cenário urbano e situações cotidianas com uma história mais poética, filosófica, melancólica, veio muito da influência deles."

 

Na época, o autor produziu várias HQs com a mesma proposta, mas muitas sequer foram publicadas, outras se perderam em fotologs e blogs antigos. Ainda há planos para retomar a sériue Pieces: "Eu quero muito fazer umaquarta edição,com novas HQs e algumasantigas, redesenhadas, é claro... Esse formato da revista independente, em preto e branco, com HQs curtas, me agrada muito e é um ambiente onde o autor tem total liberdade criativa".

 

O último trabalho autoral de Mario Cau, que também é responsável pela arte  dos premiados Dom Casmurro e Terapia, foi a graphic novel MORPHINE, lançada em setembro de 2014.

 

Conheça o portfolio do autor em www.mariocau.com e visite a Loja Online do autor para adquirir seu exemplar, prints e originais.

CLIQUE NA IMAGEM PARA LER: