instanovo.png
links-youtube.png
Artstation1.png

© Mario Cau, 2015-2025. Todos os direitos reservados.

Os personagens representados nas artes são © e ™ de seus respectivos autores.

Nenhuma parte do site poderá ser reproduzida para ser vendida ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como transferência para qualquer outro site sem autorização expressa do autor.

 

RELEASE:
PÃO E ROSAS - HQ DE HECTOR LIMA E MARIO CAU HOMENAGEIA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

Os sites Fictícia [http://ficticia.org] e Petisco [http://petisco.org/] disponibilizam nesta sexta (7), simultaneamente e de forma gratuita, a HQ "Pão e Rosas". Com roteiro de Hector Lima ("Sabor Brasilis"), arte de Mario Cau ("Dom Casmurro", "Terapia") e letras de Pablo Casado ("Mayara & Annabelle"), trata-se de uma versão romanceada da "Greve do Pão e Rosas". É como ficou conhecido um dos eventos mais marcantes da luta pela melhoria de condições de trabalho. 

 

Em Janeiro de 1912, uma greve de cerca de 20 mil trabalhadores da indústria têxtil parou a cidade norte-americana de Lawrence, Massachusetts, por mais de dois meses. Ninguém acreditava que crianças e mulheres, em sua maioria imigrantes que se submetiam a condições terríveis, conseguiriam se organizar em protesto a um corte de salário.

 

"O Dia Internacional da Mulher não foi criado a partir de um fato único," diz o roteirista Hector Lima, "mas a partir de vários eventos que refletiam uma insatisfação das mulheres trabalhadoras. O oito de março é uma data comum a várias greves de tecelãs pelo globo (União Soviética, Estados Unidos e vários países da Europa) em movimentos de orientação socialista e anarquista".


O artista Mario Cau falou sobre a pesquisa visual: "Algumas imagens vieram da pesquisa do Hector para o roteiro. Encontrei referências pela internet, como a Ayer Mill, e imagens da polícia de lá barrando manifestantes. Além disso, já vinha pesquisando a arquitetura e vestuário de época para "Dom Casmurro" (Devir, 2013). Enquanto ia planejando as páginas, achei interessante dividir o flashback da greve e o depoimento de Camella em cores, feitas com ecoline. Isso enfatiza também os ânimos, com a greve fervilhando e o depoimento calmo e contido de Camella."


Segundo o roteirista, a greve de Lawrence foi uma das mais marcantes pela duração, quantidade de mulheres e crianças, além da atenção que gerou para a desigualdade de gênero - um tema que ressoa com os quadrinistas: "Tanto para mim quanto para o Mario e o Pablo Casado - que fez as letras de 'Pão e Rosas' e o roteiro de 'Mayara & Annabelle', é importante mostrar com naturalidade personagens femininas tridimensionais", disse Hector. "Sempre convivi com mulheres trabalhadoras que precisaram lutar por condições melhores. Historicamente os homens levam créditos por várias conquistas, mas não precisa ir longe: a mulher brasileira ainda trava essas lutas todos os dias".


Mario completa: "Eu me sinto triste e frustrado ao ver que em 2015 e ainda existem a cultura e instituição machistas. Não deveria haver diferença alguma entre as pessoas. Fala-se de igualdade, mas muitas pessoas nem sabem que podem agir e pensar diferente! Hoje, tanto quanto antes, é preciso encarar isso com seriedade e sensibilidade, sem pensamentos retrógrados. Seja em relação ao espaço da mulher, do negro, do gay, do imigrante... qualquer um. Espero que nossa HQ sirva também como momento de reflexão sobre tempos melhores para todos, sem exceção."

http://ficticia.org / http://petisco.org/


AUTORES:

Hector Lima - roteiro
Redator e roteirista. Seus gibis saíram em coletâneas como “Manticore” e MSP Novos 50 (roteiro indicado ao Troféu HQMIX de 2012). Publicou “O Major” (indicado ao HQMIX de 2008), escreveu “A Rainha do Grito” para “Necronauta Vol. 2” (de Danilo Beyruth), e co-roteirizou com Pablo Casado o álbum “Sabor Brasilis" (Zarabatana - indicado a "Melhor Edição Nacional" no HQ Mix 2014). Organizou a coletânea "Inkshot" (MonkeyBrain Comics, 2013) e publicará em 2015 "Barão Macaco" e "Mulheromem" pela Fictícia, selo do qual é co-fundador. http://hectorlima.com


Mario Cau - arte 

Quadrinista compulsivo e apaixonado por contar histórias, Participou de diversos títulos, eventos e palestras no Brasil e exterior. Co-autor da webcomic "Terapia" (petisco.org/terapia), bicampeã do Troféu HQMIX, com Rob Gordon e Marina Kurcis, e da adaptação de "Dom Casmurro", com Felipe Greco, obra vencedora do Prêmio Jabuti e do Troféu HQMIX. Seu mais recente trabalho é a graphic novel "Morphine", um drama cotidiano e urbano, sobre inadequação, distância e paixões perdidas. www.mariocau.com

 

Pablo Casado - letras
Nascido e criado em Maceió, Alagoas, é roteirista de quadrinhos e filmes. Integrante do coletivo Fictícia, é co-autor das HQs “Sabor Brasilis” (Zarabatana Books), contemplada pelo ProAC, e de “O Clube dos Monstros dos Bairros Distantes”. Escreveu e editou o primeiro volume de “Mayara & Annabelle”, com arte de Talles Rodrigues. Co-produziu e roteirizou dois curtas por sua produtora, a Muamba Cultural. http://pablocasado.net/
 

CLIQUE NA IMAGEM PARA LER: