instanovo.png
links-youtube.png
Artstation1.png

© Mario Cau, 2015-2025. Todos os direitos reservados.

Os personagens representados nas artes são © e ™ de seus respectivos autores.

Nenhuma parte do site poderá ser reproduzida para ser vendida ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como transferência para qualquer outro site sem autorização expressa do autor.

 

MARIO CAU

Prêmios

Prêmio Jabuti 2013

2º lugar - Iustração

3º lugar - Didático e Paradidático

(Dom Casmurro, com Felipe Greco)

 

Troféu Angelo Agostini

2015 - Melhor Desenhista

2018 - Melhor Desenhista

Troféu HQMIX

2011 e 2013 - Melhor Web Quadrinho (Terapia, com Rob Gordon e Marina Kurcis)

 

2013 - Melhor Adaptação para Quadrinhos (Dom Casmurro, com Felipe Greco)

2012 - Publicação Independente de Grupo (Petisco Vol.I)

=====

Indicações:

2016 - Melhor Colorista e Melhor Web Quadrinho (Terapia)

2015 - Melhor Web Quadrinho (Terapia)

2014 - Melhor Web Quadrinho (Terapia) e Publicação Independente One-Shot (Morphine)

2013 - Melhor Desenhista e Edição Especial Nacional (Terapia Vol.1)

2010 - Projeto Editorial (NÓS) e Publicação Independente de Autor (Pieces 3)

2009 - Desenhista Revelação e Publicação Independente de Autor (Pieces 1 e 2)

Networking:

Minha fanpage no Facebook
Siga-me no Twitter: @mariocau
Siga minhas fotos e desenhos no Instagram
links-youtube.png
Acompanhe meu trabalho pelo Blog
Artstation1.png
Minha galeria / portfolio no DevArt
Meu portfolio no Behance
links-digitalcomics.png

Quadrinista e ilustrador, um artista compulsivo e multitarefa: desenha desde sempre e nunca parou. Acredita nas Histórias em Quadrinhos como forma poderosa de comunicação, expressão e arte: são sua linguagem e sua voz. Formou-se licenciado e bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp (2003-2007). Desde 2004 atua profissionalmente.

 

Começou sua produção autoral com a série “Pieces”, sobre os pequenos momentos cotidianos, convidando o leitor a uma reflexão sobre os mesmos. “Pieces” foi indicada ao Troféu HQMIX (Publicação Independente de Autor e Desenhista Revelação). Foi membro do premiado coletivo independente Quarto Mundo, onde publicou “Burocratia” e “By the Southern Grace of God”. Participou de várias revistas e antologias, no Brasil e no exterior, como “Nanquim Descartável”, “Café Espacial”, “Quadrinhópole”, “Contos da Madrugada”, “Machado”, “Short Stack”, “Heavy Metal”, “Negative Burn”, “Layer Zero”, “Front”, entre outros, e publicou pela Balão Editorial a edição especial “NÓS – Dream Sequence Revisited”, que reúne seu trabalho de conclusão de curso e um relato de produção da obra.

 

Participou dos projetos “MSP+50” e “Mônica(s)”, em homenagem aos cinquentenários de carreira de Maurício de Sousa e da personagem Mônica, respectivamente, e da exposição e livro “Ícones dos Quadrinhos”, no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.

 

Ilustrou a adaptação para HQs de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, com roteiro de Felipe Greco. Obra contemplada com o edital ProAC, e publicada pela Devir, Dom Casmurro venceu o Prêmio Jabuti em 2013 nas categorias “Ilustração”, em segundo lugar, e “Livro Didático e Paradidático”, em terceiro lugar; e também foi premiada com o Troféu HQMIX, em 2014, na categoria “Adaptação para Quadrinhos”. Também foi selecionada no PNBE, sendo distribuído para as bibliotecas das escolas públicas de todo o país.

 

Produz a elogiada série de webcomic “Terapia”, com Rob Gordon e Marina Kurcis, para o portal Petisco. Terapia ganhou o Troféu HQMIX na categoria “Web Quadrinho”, e virou livro após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no site Catarse. “Terapia Vol. I” foi publicado pela Editora Novo Século e indicada ao Troféu HQMIX, também em 2014, nas categorias “Edição especial nacional”, “Desenhista Nacional” e venceu novamente a categoria “Web Quadrinho”.

 

Em 2014 participou de antologias como “Feitiço da Vila – a poesia de Noel Rosa em Quadrinhos”, “Cripta do Shogum” e “Um Rock para Caçador”; além de ter lançado a graphic novel “Morphine”, autoral, que foi indicada ao Troféu HQMIX na categoria “Melhor Publicação Independente One-Shot” em 2015.

 

No começo de 2015, recebeu o Troféu Angelo Agostini na categoria "Melhor Desenhista de 2014". Publicou a graphic novel "Quando a noite fecha os olhos”, com roteiro do premiado André Diniz. Participa de duas antologias de quadrinhos: "Aqui e Acolá", que reúne autores brasileiros e portugueses e marca sua estreia como roteirista, e "Um cara que caiu do céu", com roteiro de Charlles Lucena e arte de diversos artistas brasileiros.

 

Em 2016, ilustrou o livro “Neuro-o-quê?! Neurociência!”, uma HQ para a nova edição de O Gralha, super-herói nacional, uma HQ para a antologia “Cosmogonias” de Cadu Simões e outra para a antologia “Pátria Armada – Visões de Guerra”, publicada pelo InstitutoHQ. Durante a Comic Com Experience, lança “Pieces – Partes do Todo”, novo volume com a retomada de sua série autoral, desta vez publicada pela Jupati/Marsupial.

Em 2017, trabalhou novamente com a ASPE no lançamento de "Cris, 30 Anos" e da segunda edição de “Neuro-o-quê?! Neurociência!”.  Publica, pela Jupati/Marsupial o primeiro volume de "Monstruário", com roteiro de Lucas Oda, projeto contemplado pelo edital ProAC. Também publica edição limitada de seu primeiro Stechbook temático, chamado "Pessoas do Mundo Todo". Também em 2017 foi jurado e avaliador especialista da categoria História em Quadrinhos do edital Rumos - Itaú Cultural.

No começo de 2018, recebeu o Troféu Angelo Agostini na categoria "Melhor Desenhista de 2017" por "Monstruário - Volume 1". Ao longo do ano, produziu ilustrações para materiais didáticos e publicou os seguintes títulos: "Paschoa - Lembranças da minha infância" (livro ilustrado das memórias de sua avó Paschoa); "Elas", segunda edição de sua série de Sketchbooks; "Vox Nihli", com Lucas Oda, primeira edição de uma série spin-off da série "Monstruário", chamada "Arquivos Secretos". Também esteve nos maiores eventos de cultura pop do país, como a CCXP, Bienal de Quadrinhos de Curitiba e o FIQ de Belo Horizonte, além de ter sido palestrante convidado do Caminhos da HQ do Itaú Cultural.

Como ilustrador, atende diversos clientes particulares, editoras, agências de publicidade e produtoras culturais. É professor de HQ, Ilustração e Desenho Artístico na Pandora Escola de Artes em Campinas - SP, onde reside atualmente.